O e-commerce brasileiro terá uma movimentação de cerca de R$186 bilhões em 2023, segundo dados divulgados recentemente. O que fazer, então, para seu e-commerce fazer parte da expansão do mercado e não perder vendas nesse ano? Confira no artigo de hoje.
Mercado digital em expansão
De acordo com um levantamento da ABComm, o aumento significativo do número de lojas online durante a pandemia contribuiu para o crescimento expressivo do e-commerce no Brasil. Agora, os consumidores têm mais opções para comprar tanto no varejo físico quanto no e-commerce, o que cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias, melhorias no atendimento ao cliente e na experiência de compra.
A ABComm espera que o e-commerce brasileiro movimente R$ 186 bilhões até o final de 2023, apresentando um crescimento de 9,5% em relação a 2022. No ano passado, o estudo revela que 36 mil lojas virtuais foram abertas no ecossistema brasileiro de e-commerce, e o país alcançou a marca de 565.300 estabelecimentos de comércio eletrônico, apresentando um crescimento de 6,82% em relação a 2021.
Para 2023, a ABComm espera um ticket médio por cliente de R$ 470, com 395 milhões de pedidos. Em 2022, esses mesmos índices foram de R$ 460 e 368,7 milhões, respectivamente. Veja, então, algumas dicas para não perder vendas nesse ano de 2023:
Tenha um site rápido e responsivo
Ninguém gosta de esperar por um site que demora a carregar. Além disso, um site responsivo é essencial, já que muitos consumidores fazem compras pelo celular.
A navegação deve ser intuitiva e fácil de entender. Afinal, o consumidor precisa encontrar o que procura de maneira rápida e eficiente.
Mostre as informações necessárias
Informações como descrição do produto, preço, prazo de entrega e formas de pagamento são fundamentais. Quanto mais completo for o seu site, maiores serão as chances de o cliente finalizar a compra.
Invista em marketing
De nada adianta ter um site incrível se as pessoas não o conhecem. Invista em estratégias de marketing para atrair potenciais clientes e aumentar as vendas.
Uma das estratégias mais utilizadas é o marketing de conteúdo, que consiste em produzir conteúdo relevante e de qualidade para o público-alvo, atraindo sua atenção e despertando interesse pela marca e seus produtos.
Outra estratégia é o uso de mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, para divulgar produtos, promoções e novidades da loja.
Além disso, não despreze o uso de:
- anúncios pagos;
- e-mail marketing;
- SEO (Search Engine Optimization).
Ofereça um bom atendimento
O atendimento é um fator decisivo na hora de o cliente escolher onde comprar. Invista em um atendimento rápido e eficiente, seja por telefone, chat ou e-mail.
Ofereça vantagens aos clientes
Programas de fidelidade, descontos especiais e frete grátis são algumas das vantagens que podem atrair e fidelizar clientes.
Cada vez mais será necessário demonstrar profissionalismo e atenção ao público na hora de vendar pelo e-commerce. Não fique de fora e aproveite a expansão do mercado para investir em seu negócio. Faça o básico bem feito e colha os resultados, vendendo mais.
Se você quer saber quais são as técnicas de copywriting que não podem faltar na comunicação de seu e-commerce, clique aqui e confira nosso artigo sobre o tema.

